Atelier Wolkmer

Atelier Wolkmer
O Projeto de Jorge Pique, Passeio das Artes no Distrito Criativo, recebeu o Prêmio de Inovação em Turismo na categoria Turismo Histórico/Cultural, da Secretaria de Turismo do Estado/SETUR, do qual ficamos muito lisonjeados, sendo o Atelier Wolkmer, um dos participantes do Distrito C e do Passeio das Artes em Porto Alegre. https://distritocriativo.wordpress.com/passeio-das-artes/

Em Capão da Canoa

No Atelier Wolkmer, tudo se transforma, ganha vida, colorido, alma...e é muito bom participar disso.Não estou falando nas esculturas e pinturas do Clóvis, que são criação do artista e já nascem arte, mas de objetos que seriam descartados, como as cadeiras de madeira e em pvc, gavetas e sacos de cimento que iriam para o lixo, partes de esquadrias jogadas fora, ou ainda, as sobras de pedra sabão que virariam pó e são transformadas em colares, cheios de boa energia da natureza, porque a gente faz, a gente sente. Além disso, quase toda a construção do atelier foi realizada com material reaproveitado, desde os tijolos, aberturas, tanque, pias, metais e todo mobiliário.



Reaproveitando

Reaproveitando

Pronto!

Pronto!

domingo, 21 de junho de 2015

OFICINA DE PAPEL RECICLADO, NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAPÃO DA CANOA






                              Papel Reciclado (saco de cimento)

            Meu trabalho com papel artesanal é baseado na reciclagem do saco de cimento usado nas obras da construção civil de Capão da Canoa. O objetivo maior é utilizá-lo como suporte para a arte, mostrando a possibilidade de produzi-la através de um material cujo destino seria, inevitavelmente, o lixo. A proposta une a ideia de sustentabilidade, produção artística e artesanal, ampliando a ação de preservação ambiental e o potencial cultural do meu público alvo, através de projetos educacionais.





             Sobre o material utilizado, o saco de cimento é feito de papel Kraft, celulose de araucária, fibra longa e sem branqueamento, ou seja, de alta qualidade e excelente para reciclagem. Essa embalagem do cimento, utilizada na construção civil, vira lixo na obra, tornando-se um problema para o meio ambiente, porque demora a se decompor e o pó de cimento ou argamassa que fica no saco de papel é um material poluidor. Como a quantidade desses resíduos de obra é muito grande nas construções de nossa cidade, uma boa solução é reciclá-los.
    
Professora Ana Beatriz Fioravante Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário